Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Devo procurar um nutrólogo ou nutricionista?” – muitas vezes os pacientes ficam na dúvida sobre qual profissional procurar. Na verdade, os dois profissionais têm abordagens distintas, mas absolutamente complementares.

 

Saber mais sobre este tema pode auxiliar muito na sua decisão e no sucesso do seu tratamento, mas antes de poder dizer qual o melhor profissional para você, precisamos revisar rapidamente as diferenças entre os dois profissionais, OK?

O profissional de nutrição é aquele fez uma graduação de nível superior de quatro ou cinco anos em Nutrição, com uma grade curricular que inclui disciplinas da biologia, bioquímica, psicologia, composição de alimentos, entre outras. Desta maneira, a formação do nutricionista é bastante ampla, sendo constituída tanto por um conteúdo voltado para a fisiologia do organismo quanto para os aspectos psicológicos e sociais relacionados aos hábitos alimentares.

 

Aqui na NUTROBARRA as nossas nutricionistas são focadas em elaborar um plano alimentar apropriado às suas necessidades de saúde e o mais próximo possível de suas preferências alimentares, trabalhando sempre em conjunto com os nossos médicos nutrólogos.

O Nutrólogo é um médico que fez a formação normal em medicina de 6 anos e depois se especializou na área de Nutrologia. A Nutrologia é uma especialidade médica que se dedica a diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas aos nutrientes. Essa especialidade estuda os efeitos negativos causados pela ingestão inadequada de nutrientes e utiliza esse conhecimento para avaliar as necessidades do nosso corpo, visando manter a saúde e reduzir o risco de doenças.Vejam bem que o Nutrólogo é médico e, como o médico, pode solicitar exames e prescrever medicamentos – inclusive medicamentos controlados, como qualquer outro médico.

 

Aqui na NUTROBARRA o médico é dedicado a tratar e prevenir, sempre que possível, as doenças associadas à alimentação e estilo de vida, bem como otimizar os marcadores do exame de sangue, bem como os níveis vitaminas e nutrientes (Check-up Nutrológico ou Nutrograma).

Mas afinal de contas, o que é melhor, consultar com nutricionista ou com nutrólogo?  A resposta aqui, como em muitas outras grandes perguntas da Saúde, é um sólido “depende”. Para exemplificar, veremos rapidamente como cada um desses profissionais pode te ajudar quando o assunto é emagrecimento.

Usando o emagrecimento como exemplo, o nutrólogo poderá te ajudar:

  •         diagnosticando as causas do ganho de peso – inclusive medicamentos associados ao ganho de peso, e que são responsáveis por até 15% dos casos de obesidade;
  •         mapeando as consequências do excesso de gordura no seu organismo através de exames laboratoriais e de imagem;
  •         indicando e prescrevendo a medicação anti-obesidade mais adequada ao seu caso;
  •         indicar as mudanças de estilo de vida que se fazem necessárias.

Já a nutricionista irá aprofundar o aspecto da alimentação elaborando um plano alimentar que harmonize as suas necessidades de saúde, bem como as suas preferências individuais.

 

Por exemplo, muitas pessoas acreditam erradamente que para emagrecer basta “fechar a boca”, mas, se fosse fácil assim, viveríamos num mundo de pessoas magras – o que não é o que acontece. Os estudos mostram que, daqui a 10 a 15 anos mais da metade da população do planeta estará obesa e não é por falta de “fechar a boca” não é mesmo?

 

Além disso, em geral, quando “fechamos a boca”, ou seja, simplesmente removemos da nossa alimentação aquilo que consideramos “engordante” ou pouco saudável, sem repor nada no lugar, muitas vezes geramos ou agravamos um desequilíbrio alimentar, privando-nos de nutrientes essenciais para nossa saúde e podendo agravar ainda mais o nosso estado.

 

Além disso, ainda usando o exemplo do emagrecimento, uma dieta para ser otimizada deverá ser calculada de forma a promover um déficit calórico de 500 a 1000 calorias, preservando a proporção correta de macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras – o que é muito, muito difícil de se calcular no “achômetro”, sendo imprescindível para tanto a contribuição nutricionista.

 

Além disso, o paciente obeso, como parte de sua patologia, frequentemente apresenta uma desregulação do sistema de regulação da fome e do apetite, tendendo instintivamente e de forma subconsciente a preferir alimentos mais calóricos sem se aperceber. Parte do efeito positivo das medicações antiobesidade, inclusive, é justamente na regulação deste sistema, mas este é um processo que requer tempo, pois, em geral, demorou muitos anos para se estabelecer no organismo do paciente. O que se tem que fazer é um verdadeiro reaprendizado alimentar, e para que isto de fato aconteça, é fundamental o apoio de um profissional capacitado – no caso a nutricionista – auxiliando e apoiando na realização de escolhas alimentares mais equilibradas.

Por tudo isso que dissemos, e na nossa experiência, na esmagadora maioria dos casos, o desejável é o acompanhamento conjunto com nutrólogo e nutricionista, uma vez que são abordagens diferentes, mas que se complementam perfeitamente em benefício do paciente.

 

Aqui na NUTROBARRA contamos com uma equipe de médicos e nutricionistas dedicados a facilitar a sua jornada em busca do corpo que você deseja, da saúde que você precisa e da autoestima que você merece. Tudo baseado em +20 anos de experiência auxiliando milhares de pessoas a emagrecer e conquistar as suas metas pessoais e de qualidade de vida. Estamos aguardando a sua visita!

Entre em contato conosco!

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 8h às 12h – 13h às 18h
Sábado e Domingo: Fechado

Estamos localizados dentro do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca – RJ.

Clínica Nutrobarra 2023 | Todos os direitos reservados